Transporte: Como o empresário pode contigenciar custos de sua frota?

Tecnologia e Gestão de Frota se Tornam a Chave para Frear os Custos do Transporte de Cargas no Brasil

Setor, que movimenta centenas de bilhões, enfrenta alta de insumos e desafios de infraestrutura; especialista da SobControle Rastreadores indica soluções digitais como caminho para economia de até 25% em gastos como combustível.

O custo do transporte de cargas no Brasil, que chega a movimentar centenas de bilhões de reais anualmente, atingiu um patamar crítico impulsionado pela alta do preço do diesel, valorização do dólar e deficiências históricas de infraestrutura. Em um cenário onde o frete por quilômetro rodado tem batido recordes, a gestão de frotas baseada em tecnologia se consolida como a principal ferramenta para transportadoras e embarcadores buscarem eficiência e economia.

Dados do setor indicam que o custo do transporte no país é uma das principais preocupações logísticas, com impactos diretos na competitividade. Enquanto o país enfrenta uma malha rodoviária desafiadora, a correta gestão de frotas, auxiliada por sistemas de controle, pode gerar economias substanciais, especialmente em itens de alto peso, como o combustível.

“O transporte é o motor da nossa economia, mas opera com margens de lucro cada vez mais apertadas. A valorização de insumos e a instabilidade macroeconômica não dão trégua. Por isso, a diferença entre o prejuízo e a lucratividade está na capacidade de controle interno”, afirma Eugênio Leite, economista e Diretor da SobControle Rastreadores.


* Custo Elevado: Setor de transporte movimenta centenas de bilhões de reais no país; * Ineficiência: Apenas 15% das transportadoras usam gestão de frota profissional; * Potencial de Economia: Uso de soluções digitais gera economia de até 25% em gastos como combustível. |


A Ineficiência Custa Caro

Leite, especialista em controle de custo de frotas, destaca que muitas empresas de transporte ainda adotam métodos intuitivos ou incompletos na gestão, o que abre brechas para perdas e fraudes.

Apenas cerca de 15% das empresas de transporte brasileiras fazem gestão de frota com ferramentas profissionais, segundo pesquisas do mercado. A adoção de soluções de controle de abastecimento, por exemplo, está diretamente ligada à maturidade de governança da empresa.

“A tecnologia hoje vai muito além do simples rastreamento por segurança. Ela fornece dados em tempo real sobre o comportamento do motorista, a eficiência da rota e o consumo exato de combustível. Empresas que adotam essas soluções profissionais estimam uma economia de até 25% nos gastos com abastecimento”, explica Leite.

O diretor da SobControle ressalta que, ao identificar desvios de rota, excesso de marcha lenta, velocidade inadequada ou até mesmo fraudes no abastecimento, a gestão data-driven se torna o principal ativo da transportadora. “A gestão e controle de custos hoje para empresas de transporte é parte essencial do planejamento e deve ser encarado com seriedade. Isso vai manter a saúde financeira da empresa em um momento que vivemos alta de impostos e variação de preços, como acontece com os combustíveis, por exemplo”, finaliza ele.


Cenário Desafiador: O setor de transporte de cargas no Brasil é historicamente dependente do modal rodoviário (cerca de 65%), o que o torna vulnerável à alta do diesel, flutuação cambial e à precariedade de infraestrutura, elevando o custo operacional em todo o país. |


SOBRE A SOB CONTROLE RASTREADORES

A SobControle Rastreadores é uma empresa especializada em controle de custo de frotas, oferecendo um portfólio de produtos que inclui rastreadores, câmeras veiculares, checklist de frota e identificador de motorista. O foco da companhia é fornecer tecnologia para que as empresas de transporte transformem dados operacionais em economia e eficiência. 

Postar um comentário

0 Comentários